domingo, 28 de junho de 2009

Relato sobre a pesquisa ” A Dramaturgia e os Sentidos Expressos por Jovens Espectadores de Teatro da Bahia”

A dramaturgia e os sentidos expressos por jovens espectadores da Bahia tem objetivo maior em oferecer, principalmente jovens que fazem teatro ou não, exercício da liberdade, fluência, flexibilidade, originalidade, livre expressão, experiência subjetiva, organização grupal, e estudos sobre o fazer teatral, contemplando dados relativos a sua história, mostrando experiência significativas de vários fazedores e pensadores do teatro, para que o mesmo venha preencher a falta de informação que permeia nossos jovens, quer seja pelo difícil acesso a livros e escritos já publicados, ou até pela falta de iniciativa e hábito da leitura de textos dramáticos e conseqüentemente do estudo sobre a matéria em questão. A sistematização da pesquisa resultou a criação de uma nova metodologia acerca da dramaturgia desenvolvida a partir de análise dos sentidos expressos dos textos e o estudo teórico sobre a dramaturgia que resultou em uma metodologia cíclica e processual que parte do texto dramático e voltando para o mesmo, ou seja, há uma leitura simples do texto, leitura dramática do grupo,a encenação propriamente dita, análise como espectador, nova construção de um texto dramático e posteriormente a leitura do mesmo. Enfim, possibilitou a estes jovens um desenvolvimento do senso critico e analítico acerca da dramaturgia e a recepção da mesma.

A Dramaturgia e os Sentidos Expressos por Jovens Espectadores de Teatro na Bahia - Objetivos, Justificativa e Metodologia do Projeto.

EDITAL PIBIC/UFBA 01/2004

Palavras Chave- Teatro-Educação, Cidadania e Recepção



1. Objetivos e Justificativa

Objetivos e justificativa do projeto em termos de relevância para a pesquisa ciêntifica e do estado da arte.

Objeto
As propostas principais da pesquisa são: a composição de uma metodologia para aplicação do Teatro na Educação Instrumental, tratando o estudo da Dramaturgia como fator preponderante na construção da obra teatral, que será sistematizada a partir da experiência prática e pedagógica com jovens baianos; a geração de conhecimentos acerca da recepção, percepção e expressão provindas de experiências cênicas em campo, sistematizadas e documentadas a partir da observação das respostas obtidas através do estímulo dado nas intervenções práticas da Pesquisa.
Dentro do contexto sócio-político cultural em que se insere a cidade de Salvador, os pesquisadores considerarão um levantamento de grupos teatrais, em ONGs e Comunidades, a ser realizado na pesquisa, para selecionar o grupo que receberá a assistência de campo na experimentação prática, dando auxílio no acesso às técnicas básicas e fundamentos teóricos do teatro, tendo também como resultado a sistematização de relatórios e sínteses acerca dos impactos que a obra artística causa no espectador jovem, indivíduo, cidadão e futuro formador de opinião, motivada pela liberdade concedida aos participantes para manifestação e expressão de seus sentidos e opiniões como meio de exercício da cidadania. Há uma busca especial na identificação dos elementos do Drama que compõem as encenações artístico-culturais, e o oferecimento de um estudo sistemático da obra teatral brasileira e baiana, através de um processo triangular, que faz o educando transitar sobre os vértices da Apreciação do Espetáculo Teatral, do conhecimento acerca da História do Teatro e da prática, que norteará a aplicação das ações práticas do projeto.
Observando os elementos dramatúrgicos, tais como: argumento, intriga, conflito, delimitação de tempo, espaço e ação, composição de personagens, causalidade e seqüenciamento lógico das ações, e partindo destes, o educando deve ser capaz de expressar as sensações, impactos e impressões provocados pela apreciação artística. O registro desta livre Expressão é de grande valia para o estudo da formação de aspectos psico-emocionais do indivíduo.
Da investigação resultará ainda, o diagnóstico de fatores que interferem diretamente sobre a formação da opinião e senso-crítico, coletados nesta comunidade, caracterizado pela participação ativa dos componentes do grupo envolvido.
As bases teóricas da pesquisa situam-se nos campos da encenação (Brecht, Stanislávski, Grotówski, Artaud, BoaI, Brook, Mendes e Barba), e do ensino de teatro (Spolin, Reverbel, Boai, Novelly, Farias, Japlassu, Dourado & Milet).

Justificativa
Considerando a contribuição que a Universidade deve oferecer no processo de formação social do indivíduo na comunidade, os pesquisadores se propõem a desenvolver, ao final do estudo, impressões e meios de desenvolver metodologias na aplicação do teatro na educação, e sobretudo análises da interferência do contexto social-econômico e lúdico na formação das opiniões dos participantes. O instrumento gerador das atitudes para tais observações serão oficinas de criação teatral, fundamentadas sobre os pilares da Educação por intermédio da práxis artístico, abordando a importância da cultura, promovendo a produção de encenações, a geração de conhecimentos acerca da história da arte e dos elementos que perfazem a Literatura Dramática, além da apreciação de espetáculos, que motivem o lúdico e o imaginário, mas que também questionem os papéis sociais, motivando as discussões que dêem gênesis a ações práticas no exercício da Cidadania. O intuito desta interferência prática da pesquisa é usar o material humano para observação, e através da arte, fomentar no cidadão em processo de integralização social, valores como: exercício da liberdade, fluência, flexibilidade, originalidade, livre expressão, experiência subjetiva, organização grupal, dentre outras.


2. Metodologia

Descrição da maneira como serão desenvolvidas as atividades para se chegar aos objetivos propostos. Indicar os materiais e métodos que serão usados.

Materiais e Metodologia
A metodologia adotada prevê o trabalho de campo (prática artística). Inicialmente será feito um levantamento para mapear a existência de grupos que trabalhem com o Teatro como linguagem principal, em paralelo com os estudos bibliográficos. Será feita então, uma seleção para a escolha do grupo que será assistido pela etapa prática da pesquisa. Feito isto serão ministradas oficinas de criação teatral, fundamentadas sobre os pilares da Educação por intermédio da práxis artístico, abordando a importância da Arte, com a produção de encenações com textos dramáticos de autores reconhecidos no cenário Artístico do nosso país. Durante este processo serão realizadas entrevistas periódicas com os participantes para registro e documentação dos sentidos expressos como forma de exercício da cidadania, seguidas da análise e produção de relatórios interpretativos sobre tais sentidos expressos pelos alunos, além da apreciação de espetáculos pelos participantes, que motivem o lúdico e o imaginário, mas que também questionem os papéis sociais, motivando as discussões que dêem gênesis a ações práticas para formação do senso crítico que constitui a militância cidadã.
Estas entrevistas e registros escritos proporcionarão uma oportunidade aos participantes de manifestarem seus “sentidos expressos” para uma análise das visões e interpretações de mundo que norteiam tais comunidades, podendo criar um mapeamento do senso crítico e da sensibilidade que impulsiona uma fatia da sociedade em questão. Documentando inclusive tais impressões para uma posterior auto-avaliação e entendimento dos processos de desenvolvimento gradual e progressivo da identidade baiana.
A pesquisa envolve então, a observação assistemática e sistemática das ações práticas do projeto, e a realização de entrevistas com integrantes do grupo (pós-processo teórico-prático), para documentação e registro, que serão organizadas e integradas num estudo que resulte no desenvolvimento de metodologias para Arte-educação, e na geração de conhecimentos acerca da recepção, percepção e expressão provinda de experiências cênicas em campo, sistematizadas e documentadas a partir da observação das respostas obtidas através do estímulo dado nas intervenções práticas e de campo da pesquisa, proporcionando maior funcionalidade nos procedimentos educacionais e de inclusão social. Exercitando o potencial cognitivo e sensível do indivíduo.
Os trabalhos práticos e as encenações dos grupos serão registrados em fotografia e gravados em vídeo. As entrevistas serão realizadas também em registro áudio-visual, bem como em redações e relatórios produzidos e previamente orientados para responder a demanda de informações requeridas para o bom andamento da pesquisa. Estes registros serão realizados pelos bolsistas de forma discursiva e textual. As opiniões registradas desempenharão papéis do porta-vozes da comunidade para que se rastreie os componentes que integram essa formação de opinião, que são inicialmente o uso dos Valores de Tradição (crenças ligadas a espiritualidade, ao social e à família) e os Valores Contemporâneos (competição, empreendedorismo, fragmentação e massificação do conhecimento, sexualidade, entre outros) na produção de discursos e do senso comum. Estes relatórios serão importantes para a acepção de como a Obra de Arte chega no espectador, especialmente ao espectador jovem, baiano, plural e em processo de maturação psico-emocional. Os equipamentos citados já são existentes e estarão à disposição quando necessário, na Escola de Teatro e na Faculdade de Educação.