domingo, 4 de outubro de 2009

NOMENCLATURA EM DRAMATURGIA

AÇÃO – Dentro de seus vários níveis, pode-se destacar:
Ação visível e invisível – Seqüência de acontecimentos cênicos produzidos em função das personagens. É ao mesmo tempo, o processo de transformação visível em cena, no nível das personagens o que caracteriza suas ações psicológicas ou morais.
Definição tradicional – É o conjunto de fatos e atos que compõem o assunto de uma obra dramática ou narrativa.
Ação falada – No teatro não é um simples caso de movimentação ou agitação cênica perceptível. Ela se situa , no interior das personagens em sua evolução psicológica, em suas decisões e logo em seus discursos.

ARGUMENTO - É o resumo da história contada na peça. Este é fornecido antes do espetáculo, para informar ao público a síntese da história a ser desenvolvida.
Na visão aristotélica serve para o dramaturgo como ponto de partida e idéia básica para a construção do texto teatral.
(Do latim argumentum, coisa mostrada ,dada,exposta.)

ATO - Divisão externa da peça em partes sensíveis e com igual importância em função do tempo e do desenrolar da ação.
(Do latim actus, ação.)

CONFLITO - O conflito dramático é o resultado de duas forças antagônicas, contrárias seja ante visões de mundo ou posturas ante uma mesma situação. Pode-se traduzir ainda como um combate individual ou filosófico entre personagens.

CRISE - Momento em que anuncia e prepara o nó, precede imediatamente o momento da catástrofe e do desenlace.
Há dramaturgos, que optam por mostrar o momento intenso da crise psicológica ou moral dos personagens, como no período clássico. Há outros que privilegiam os momentos da vida cotidiana como no período épico.

DESENLACE - Para a dramaturgia clássica, o desenlace se situa no fim da peça, exatamente após o ponto crucial. Ele é o episódio que definitivamente elimina conflitos e obstáculos, mas é necessário que conclua o drama de maneira verossímil.

DRAMATIZACÃO - Adaptar textos épicos ou líricos para textos dramáticos ou matéria destinado a encenação, ao palco.

DRAMATURGIA - De acordo com estudos clássicos este tremo significa “ arte de compor peças teatrais”. Alguns denominam técnica, outros poética da arte dramática.
A dramaturgia entre tantos outros conceitos pode ser ainda:
No sentido brechitiano, a estrutura ideológica da peça, e além de abranger o texto de origem, também abrange atributos cênicos que são colocados pela encenação.
Em outro sentido, a dramaturgia é a atividade do dramaturgo, que consiste também na criação e no agrupamento de material textual e cênico.
Dramaturgia então, consiste no conjunto das escolhas que toda a equipe de realização do trabalho foi levada a fazer, ou seja, a dramaturgia em seu sentido mais recente, começa a ultrapassar o âmbito de estudo do texto dramático para agregar texto e realização cênica.

(Do latim dramaturgia, compor um drama.)

ENSAIO - Fase preparatória do espetáculo, o momento do trabalho-aprendizagem do texto e do jogo cênico realizado pelos atores sob a direção do encenador.

INTRIGA - Conjunto das ações que formam o nó da peça. É o assunto da peça, o nó dos acontecimentos.

PERSONAGEM - Assumindo traços e a voz do ator, a persona- que no teatro grego corresponde ao papel dramático que o ator interpreta, adquire o significado de ser animado e de pessoa através da gramática.

RUBRICAS - Didascálias ou indicações cênicas- Instrução dadas pelo dramaturgo a seus atores para a interpretação do texto dramático. As didascálias contêm mais informações sobre a peça (datas, locais onde foram apresentadas, onde foram escritas).

TEMPO - Um dos elementos fundamentais do texto dramático, manifestação cênica da obra teatral.

Tempo cênico - É o mesmo tempo, aquele da representação que está se desenrolando no palco, como do espectador que está assistindo. Tempo vivido pelo espectador confrontado ao acontecimento teatral.
Tempo extracênico - Tempo da ficção do qual o espetáculo fala, a idéia de que algo se passa, se passou e se passará no possível mudo da ficção, porém no aqui e agora em frente aos nossos olhos (tempo presente).

TENSÃO - Tensão dramática é um fenômeno que liga episódios da fábula ao final da peça. Se produz por antecipação, para criar um certo suspense e assim uma tensão no espectador.

UNIDADE:

Unidade de ação - A ação é unificada quando toda a narrativa se organiza em torno de uma história principal, quando as intrigas são ligadas ao tronco, ou seja, ao corpo da fábula.

Unidade de lugar - Exige um único lugar onde o espectador possa ter condições de englobar todo o seu olhar para a peça.

Unidade de tempo - Está intimamente ligado à ação. Esta “regra”, contestada muitas vezes, exige que a ação representada como dizia Aristóteles, não exceda uma “revolução solar”, ou seja 24 horas.

VEROSSIMILHANÇA – Este conceito está ligado à recepção do espectador, que impõe ao dramaturgo que crie motivações na história da peça que produzam o efeito de verdade.
Para a dramaturgia clássica, verossimilhança é tudo que, nas ações, personagens, enfim na representação nos parece verdadeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário