sábado, 20 de março de 2010

A Dramaturgia nas diversas formas artísticas contemporâneas

PIBIC 2004 – 2005
Roberto de Abreu
Artigo 3

A Dramaturgia nas diversas formas artísticas contemporâneas

O princípio dramático está presente nas mais diversas narrativas audiovisuais, do teatro à dança, da telenovela ao cinema. Desde que se tornou um gênero para além do épico e do lírico, o drama vem sendo re-inventado, e com o advento da tecnologia e as inovações na ciência, as possibilidades do uso de recursos dramáticos aumentaram consideravelmente.
No cinema, o roteiro, como orientador de uma montagem audiovisual, apesar de todas as suas especificidades, conserva as forças motrizes como o conflito, a tensão, a intriga etc. O olhar da lente cumpre a função épica de narrar a fábula, entretanto a autonomia das personagens aproxima, de certo modo, a linguagem cinematográfica do texto dramático.
A dança contemporânea tem aproximado os princípios dramáticos da linguagem dos corpos em movimento. Algumas obras chegam a ter protagonistas e antagonistas, argumento e uma intriga clara. E o corpo torna-se, além de tudo, também um instrumento na construção de um mitema que é delineado gradativamente.
A teledramaturgia é um exemplo mais claro, com influências teatrais e cinematográficas, no Brasil já faz parte da vida da população e alcança, por sua popularidade, lugares ainda inacessíveis para as outras linguagens. Sinais de Tv alcançam pequenas cidades, e também a zona rural, onde certas expressões artísticas ainda não se fizeram presentes. Esta estrutura sobrepuja unidades clássicas como as de tempo, espaço e ação, apesar de conservar ainda uma busca da mimese dramática e tem ainda, outras tantas sofisticações como criações de núcleos dramáticos e intrigas paralelas, que costumam ser exploradas também nas grandes telas e nos palcos.
O fato é que cada linguagem contemporânea se vale da dramaturgia, esta arte milenar da forma que mais lhe convêm e dentro das “limitações”, inclinações e possibilidades que lhes são oferecidas e inerentes. É importante observar que, por mais que se re-invente o drama, todas essas expressões que têm no bojo a estrutura de um “texto” dramático conservam fatores, de caráter essencial para que se caracterize o drama, que são comuns a todas elas.

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