terça-feira, 8 de setembro de 2009

TEXTOS DRAMÁTICOS

Uma expressão da recepção

Ainda no Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes, pedimos em determinada altura que os alunos produzissem um texto dramático a partir do que tinham lido em “A história é uma istória (...)” de Millôr. Os temas foram os mais variados acerca da história universal. Seguem dois exemplos de texto bem como a análise feita pelo grupo de Pesquisa sobre os mesmos:

NAZISMO
Depois de terem perdido a 1º Guerra Mundial, a Alemanha se via humilhada tendo de cumprir o tratado de Versalhes... Surge então Hitler, com sede de vingança querendo devolver a dignidade para seu povo. Resolve implantar um novo sistema no seu país e então surge o Nazismo.

Hitler: Temos que recuperar o que nos foi roubado e fazer uma limpeza na nação.
Soldado: Não entendo o que quer dizer, senhor.
Hitler: Só os alemães, a única raça pura deve viver! Vamos banir os ratos e os insetos que são os judeus.
Soldado: Sim, Senhor!
Hitler: Pois bem, para conquistar o mundo e expandir o meu reinado devo me livrar da carcaça maldita que sempre atrapalha a minha vida e a Alemanha. Extermine-os imediatamente.

(O soldado sai de cena e Hitler também. Soldados fortemente armadosinvadem casas e lojas. Pegando os judeus, derrubando-os no chão e espancando, levando-os então para os campos de concentração. Todos os judeus miseravelmenteseparados e disolados procuram entender os acontecimentos. É anunciada a hora do banho e todos se dirigem à camara de gás... se contorcem, asfixiados gritam... morte de todos entrelaçados)

Hitler: Há só um rei! Há só uma verdade! Sigam-me que estarão seguindo a Deus!

Texto de Valdimeire Alves Nunes

O texto de Valdimeire, Val como prefere ser tratada, é permeado por uma série de informações históricas que foram discutidas em sala, seu texto tem um cunho pedagógico muito forte e uma inspiração grande no texto de Millôr. Fica claro como ela demonstra ter conhecimento da estrutura da redação de um texto dramático: Nome dos personagens em destaque, rubricas em destaque também para diferenciar do corpo do texto geral, etc. Este conhecimento fora adquirido através da leitura de textos do gênero na nossa oficina. Sua última rubrica, entretanto, concentra muitas ações que podiam ser desenvolvidas num texto, a sugestão foi aceita e levada para casa para uma edição. Depois da criação deste pequeno texto, “Val” diz que não vai mais esquecer de tudo que discutimos em aula sobre o assunto. Valeu a experiência.
O segundo texto é sobre o descobrimento do Brasil, tema também tratado por Millôr em seu texto dramático o que caracterizou este exercício de produção de texto também como um exercício de “análise ativa”;

DESCOBRIMENTO DO BRASIL

(Quatro atores com a cara pintada, simbolizando índios, cantam uma música indígena, chega Cabral e eles se assustam. Cabral Grita)

Cabral: Terra à vista !

(E acena na direção dos índios, que assustados param de cantar e Cabral começa a bater neles com a chibata gritando)

Cabral: Ouro! Ouro! Ouro!

(Até o momento dos quatro índios não aguentarem mais e caírem no chão)

Texto de Gabriela dos Santos

O texto de Gabriela é permeado de elementos para avaliação, e o primeiro deles seja a preocupação com a encenação levada ao texto. Já haviamos montado em oficina uma cena sobre o descobrimento do Brasil do texto de Millôr Fernandes, o que interferiu no processo de criação da cena de Gabriela. A cena não tem diálogo textual e mesmo a voz, dada a apenas um personagem, é uma frase e três palavras o que valoriza ainda mais a pantomima, há uma preocupação com o número de atores inclusive, com a música cantada e com a movimentação de “Cabral” ao matar os índios. Tem o mesmo teor crítico e satírico de “A história é uma istória (...)”.
Os dois textos respeitam as estruturas do texto dramático tradicional. Possuem rubrica, autonomia de personagens, posição, deslocamento e destaque do texto bem direcionados para a compreensão do que há de ser dito pela cena. As duas cenas, assim como as demais têm uma preocupação em estabelecer uma análise crítica dos acontecimentos e não só um cunho didático, informativo, como poderia ter parecido a proposta à primeira vista.

Um comentário:

  1. Olá Sérgio Farias, muito me alegra ver que meu texto está aqui e, que depois de anos, eu cursando licenciatura em teatro na Ufba, do nada releio esse texto e lembro-me de você nas aulas da professora Raimunda, do colégio MAnoel Novaes.
    espero que nos encontremos pela escola de teatro, melhor, que voce venha a ser meu professor.
    rsrsrs
    um abraço

    Val Nunes

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