terça-feira, 8 de junho de 2010

O Corpo Cênico e suas Traduções: Matrizes Culturais, Técnicas Corporais e Poéticas de Encenações Didáticas em Escolas e Comunidades de Salvador

Sérgio Coelho Borges Farias

Bolsistas:
Flávia Cristiana da Silva
Juliane do Rosário Melo
Roberto Ives de Abreu Schttini

EDITAL PIBIC/UFBA 01/2006

O presente projeto de pesquisa para IC é uma continuação de outros três projetos realizados em anos anteriores. Os projetos anteriores, bem como o atual, referem-se a metodologias da área de teatro-educação, aplicadas em escolas ou comunidades, tentando diagnosticar suas dificuldades pedagógicas e oferecer instrumentos e caminhos possíveis para superá-las. Os esforços são voltados para se conseguir resultados para fomentar a discussão de novos recursos didáticos e metodológicos no ensino de teatro.
A investigação deste projeto de pesquisa terá base observacional; seu objetivo será identificar nos grupos que trabalham com teatro-educação, quais as matrizes estéticas e culturais, técnicas corporais e poéticas de encenação que são utilizadas pelos diretores-professores de teatro em sala de aula e em seus espetáculos didáticos. Este levantamento será revelador para fundamentar discussões de novos caminhos para este segmento da arte-educação.
Quais as matrizes culturais usadas como referência pelos professores de teatro em sala de aula? Que técnicas corporais, baseadas em que correntes de estudos, são exploradas pelos grupos de teatro-educação? Como se caracterizam as poéticas de encenações didáticas nas montagens de tais grupos? É possível classificar uma poética de encenação específica deste tipo de teatro? Quais as matrizes manipuladas em aula, estrangeiras ou nacionais? O cotidiano e a realidade dos educandos são observados para uso como recurso didático? As preocupações da pedagogia teatral, giram em torno apenas do universo lúdico do fazer estético ou lança olhar sobre a realidade regional, a contemporaneidade e a avaliação das tradições? Que caminhos o teatro-educação tem tomado na cidade de Salvador? Questões como estas justificam este projeto de pesquisa, para se encontrar respostas que representam no cotidiano didático-pedagógico do ensino de teatro.
Educandos de teatro em escolas ou comunidades chegam aos seus grupos com informações do cotidiano, registradas no corpo, presentes no discurso, refletidas nas posturas e comportamentos. O corpo revela traduções do cotidiano. Em que medida são utilizados estes elementos da contemporaneidade na cena didática? As matrizes culturais da contemporaneidade podem ser usadas como fundamentação pedagógica na construção das oficinas e aulas, dando condição ao aluno de criar uma identificação maior com as práticas de teatro. E ainda, essas matrizes podem ser determinantes na condução de composições de técnicas corporais e poéticas de encenação tendo como ponto de partida as traduções culturais do cotidiano destes jovens.
Com as investigações buscar-se-á identificar em que medida aparecem no processo educativo os seguintes elementos: exercício da liberdade, fluência, flexibilidade, originalidade, elevação da auto estima, auto-conhecimento, livre expressão, experiência subjetiva, organização coletiva, dentre outros. Nossa hipótese central é a de que a presença de matrizes culturais, eleitas pelos educadores-encenadores, a partir de critérios que privilegiem o manejo de processos educacionais ligados ao cotidiano dos educandos e da contemporaneidade, resulte em motivações significativas para o desenvolvimento dos participantes nos domínios cognitivo, afetivo e psico-motor, potencializando a articulação de suas habilidades em: prestar atenção, dar respostas, valorar, organizar sistemas de valores e desenvolver sua visão de mundo e filosofia de vida.

Metodologia


O grupo de pesquisa dará início às investigações fazendo os estudos necessários à fundamentação teórica acerca da temática que será abordada durante todo o projeto. As leituras feitas pelo grupo dirão respeito a: etnocenologia, matrizes culturais na cena contemporânea, pedagogia do teatro, técnicas corporais e poéticas de encenação, temas que contemplam as discussões que serão necessárias ao longo da realização do projeto em 2006/2007.
A fase seguinte será a construção de mecanismos e estratégias para a coleta de dados com posterior análise. Serão estudados dez grupos de teatro que atuam em escolas e comunidades na cidade de Salvador, incluindo análises comparativas. Estes grupos serão selecionados a partir do seguinte critério: grupos que funcionam há mais de um ano e que possuam a presença permanente de um professor-diretor. A coleta de dados será realizada através de registro de entrevistas semi-estruturadas e da observação crítica dos espetáculos dos grupos.
As entrevistas serão direcionadas aos professores-diretores e aos estudantes-atores dos grupos a serem estudados, e terão como objetivo fazer emergir aspectos sobre a organização do grupo, o processo criativo, as referências para encenação, as metodologias adotadas para o processo de montagem, bem como uma avaliação de cada participante sobre as atividades desenvolvidas no grupo e a importância de sua participação nela no que se refere ao seu desenvolvimento cognitivo, afetivo e psico-motor. A outra estratégia será a de observar os espetáculos-resultados desenvolvidos pelos grupos, para análise das poéticas de encenação, conjecturando possíveis desdobramentos que podem ser adotados para o desenvolvimento da linguagem cênica, entrevendo, ainda, a possível criação de uma poética didática de encenação que reúna elementos comuns utilizados por estes grupos de teatro-educação em Salvador.
Terminada a fase de coleta de dados, o núcleo de pesquisa entrará na fase de análise crítica do material coletado. Esta fase terá como estratégia analisar as entrevistas e registros do cotidiano de cada interferência em grupo individualmente, como também, desenvolver análises comparativas entre os dados coletados em diferentes grupos, identificando elementos recorrentes e traçando paralelos acerca das soluções diferentes encontradas por cada comunidade-teatral para as soluções de problemas referentes à cena. Na análise dos espetáculos surgirão elementos que evidenciarão o caráter pedagógico das montagens e as contribuições que aquelas poéticas de encenação podem trazer aos estudantes-atores além da experiência estética. O objetivo desta análise será identificar as matrizes culturais adotadas pelo grupo como motivadores do processo de criação e apontar caminhos possíveis para traduções do mundo contemporâneo em cena, como recurso didático das aulas de teatro, na instrumentalização para leituras do meio social. Serão apontados, ainda, caminhos para a introdução de elementos da cultura popular como matriz cultural na inspiração e montagem das cenas-resultados.
Acerca das técnicas corporais, serão observadas quais as referências de atividades físicas e psico-motoras que são utilizadas por esses grupos, fazendo-se um levantamento deste aspecto nas comunidades e escolas, traçando um paralelo e investigando outras alternativas de metodologias.
A pesquisa articula então, princípios da pedagogia teatral e da educação estética na análise de núcleos de teatro-educação sediados em Salvador, considerando, ainda, que o objetivo central de existência destes grupos é a vivência do processo ensino-aprendizagem de teatro.


1.Viabilidade e Financiamento



Os equipamentos para registro fotográfico e videográfico e sonoro estão disponíveis na Escola de Teatro, bem como a disposição de equipamentos de informática para a produção, formatação e impressão da pesquisa.



2.Resultados e impactos esperados


Resultarão da pesquisa o registro do modo de funcionamento dos grupos de teatro-educação, seus referenciais estéticos e metodológicos, além da elaboração de uma análise crítica contendo a reflexão sobre as metodologias adotadas por diferentes grupos para alcançarem seus resultados buscam-se identificar as matrizes culturais adotadas na inspiração das cenas-resultados e as motivações dos professores-diretores para condução das atividades, considerando o papel que cumprem de formadores de opiniões estando à frente de uma disciplina, segmento da arte-educação, fundamental para a formação integral do ser.
Finalmente, o estudo apresentará elementos referentes à preparação corporal dos atores, destacando o papel das diversas técnicas no conjunto de procedimentos didáticos. Utilizando os referenciais teóricos da cultura e da etnocenologia serão caracterizadas as traduções do corpo cênico para a composição de uma proposta metodológica no campo do teatro-educação.
Como produtos teremos a elaboração de relatórios técnicos, criação de artigos e apresentação de seminários pertinentes ao desenvolvimento da pesquisa.


3.Cronograma de execução

•Estudo bibliográfico referente à fundamentação teórica do projeto - agosto a setembro de 2006
•Planejamento e preparação para interferência no primeiro módulo de investigação (elaboração de entrevistas e planos de ação nos registros de observação) - outubro de 2006
•Primeiro módulo de interferência em campo (5 grupos) - novembro e dezembro de 2006
•Análise do primeiro módulo de interferência em campo e redação do relatório parcial - janeiro e fevereiro de 2007
•Planejamento e preparação para Interferência no segundo módulo de investigação (elaboração de entrevistas e planos de ação nos registros de observação) - fevereiro de 2007
•Segundo módulo de interferência em campo (5 grupos) - março e abril de 2007
•Análise do segundo módulo de interferência em campo e redação do relatório final do projeto - maio e junho de 2007
• Apresentação de seminários científicos - julho e agosto de 2007

4. Referências bibliográficas

1. BIÃO, Armindo[et al] (org). Temas da Contemporaneidade, imaginário e teatralidade. São Paulo:Annablume: Salvador: GIPE-CIT, 2000.
2. CARREIRA, A.; FARIAS, S.; CABRAL, B.; RAMOS, Luis Fernando(org). Metodologias de Pesquisa em Artes Cênicas. Rio de Janeiro: 7Letras, 2006.
3. MATOS, Cauê(org). Ciência e Arte: imaginário e descoberta. São Paulo: Terceira Margem, 2003.
4. ARANTES, Luiz Humbertto e MACHADO, Irley(org). Perspectivas Teatrais: O Texto, a Cena, a Pesquisa, o Ensino. Uberlândia: Ed. Da Universidade Federal de Uberlândia, 2005.
5. DERRIDA, Jacques. Gêneses, genealogias, gêneros e o gênio. Porto Alegre: Sulina, 2005.
6. CABRAL, Beatriz (Org) Ensino do teatro: experiências interculturais. Florianópolis: Imprensa Universitária, 1999.
7. GREINER, Christine; BIÃO, Armindo. Etnocenologia: Textos Selecionados. 1ª edição. São Paulo, Annablume editora – comunicação, 1998.
8. BARBA, Eugênio; SAVARESE, Nicola. A Arte Secreta do Ator – Dicionário de Antropologia Teatral. Editora Hucitec da Unicamp, Campinas – São Paulo, 1995;
9. DUARTE JR., João Francisco. O sentidos dos sentidos: a educação do sensível. Curitiba: Criar Edições LTDA, 2001;
10. BRIKMAN, Lola, A Linguagem do Movimento Corporal. 1ª ed. São Paulo, Summus Editorial, 1989.

Planos de trabalho dos bolsistas

Plano de Trabalho I
Bolsista: Alexandre Geisler de Brito Lira

Sub-Título do Plano de Trabalho:

Expressões Corporais e seus Caminhos Estéticos como Recursos Didáticos Utilizados pelos Professores de Teatro em Escolas e Comunidades da Cidade de Salvador


1.Objetivos específicos do bolsista

O objetivo principal do bolsista é investigar e identificar as matrizes estéticas que estão presentes na preparação corporal dos atores-educandos pelos professores de teatro, seja em escolas ou comunidades, tentando diagnosticar suas dificuldades, a partir das experiências pedagógicas, e oferecer instrumentos e caminhos possíveis para superá-las. Os esforços são de conseguir resultados para fomentar a discussão de novas metodologias de técnicas corporais para o ensino de teatro. Este levantamento será revelador para fundamentar discussões de novos caminhos para essa arte-educação.
Em articulação com a metodologia aplicada em campo, pelos educadores de teatro, o bolsista deve desenvolver o pensamento crítico-interpretativo acerca da expressividade corporal e as correntes de estudos utilizadas nesta área, percebendo, na prática, os impactos da recepção destes elementos na produção artística dos grupos de teatro-educação. Deve ainda, observar e analisar aulas de preparação do ator, considerando a importância da educação estética, da subjetividade na recepção das metodologias aplicadas e das técnicas corporais utilizadas pelos professores de teatro.
Educandos de teatro, em escolas ou comunidades, chegam aos grupos com informações do cotidiano, registradas no corpo, presentes no discurso, refletidas nas posturas e comportamentos. O corpo revela traduções do cotidiano. Em que medida são utilizadas esses elementos na preparação dos atores-educandos para a cena didática?
As técnicas corporais na contemporaneidade podem ser o ponto de partida para afirmação das traduções corporais do cotidiano desses jovens, na tentativa de investigação pedagógica para preparação pré-expressiva dos alunos de teatro-educação.
O projeto visa possibilitar a observação dos procedimentos de preparação do ator-educando, para a criação artística, que contribuem para o exercício da cidadania e para livre expressão, proporcionando o desenvolvimento de uma consciência individual e social no âmbito das artes entre os sujeitos envolvidos e a comunidade. Procura-se não só estudar a expressão corporal e seus caminhos estéticos, mas também potencializar, com estas técnicas corporais, a valorização da subjetividade do indivíduo na expressão de suas sensações.
A participação da bolsista focalizará, portanto, as técnicas corporais, fator essencial para a formação social dos jovens participantes, e para o desenvolvimento do domínio psico-motor.


2.Resultados específicos do bolsista


Os resultados específicos a serem alcançados pelo bolsista são:

•Identificar os caminhos lúdicos do fazer estético e metodológico utilizados pelos grupos de teatro-educação;
•Analisar criticamente a metodologia corporal utilizada por diferentes grupos de teatro-educação, através dos processos e seus resultados, identificando as matrizes culturais ou técnicas corporais adotadas na inspiração das cenas-resultados;
•Mapear e analisar dentre as técnicas de preparação e pré-expressividade, aquelas que têm inspiração nas matrizes culturais presentes na contemporaneidade e as que foram desenvolvidas com fins voltados ao fazer teatral;
•Identificar as motivações dos professores-diretores na condução das atividades, considerando que são formadores de opinião;
•Desenvolvimento do pensamento crítico-interpretativo do bolsista referente aos princípios adotados no teatro-educação, para a geração de conhecimento acerca do fazer artístico e do fazer pedagógico, relacionados as técnicas corporais, para a configuração de novas possibilidades e soluções para a utilização do Teatro como instrumento da educação;
•Elaborar produtos como: relatórios técnicos, artigos, fichamentos e análises de dados bibliográficos, questionários, bem como, registros de entrevistas videográficos e fotográficos;
•Desenvolvimento da capacidade de articular e sistematizar conteúdos.


3.Cronograma específico de execução

•Estudo bibliográfico referente à fundamentação teórica das técnicas corporais - agosto a novembro de 2007;
•Planejamento e preparação para o primeiro módulo de investigação (elaboração de entrevistas e planos de ação nos registros de observação com 2 grupos de teatro-educação nas Comunidades: Plataforma e Itinga ) – dezembro de 2007 a fevereiro de 2008;
•Primeiro módulo de interferência em campo (2 grupos) – março a junho de 2008;
•Análise do primeiro módulo de trabalho de campo e redação de relatórios – julho a outubro de 2008;
•Planejamento e preparação do segundo módulo de investigação (elaboração de entrevistas e planos de ação nos registros de observação com 2 grupos de teatro-educação nas Instituições Formais de Ensino: Colégio 2 de Julho e Colégio Marista ) – novembro de 2008 a janeiro de 2009;
•Segundo módulo de interferência em campo (2 grupos ) – fevereiro a abril de 2009;
•Análise do segundo módulo de trabalho de campo e redação de relatórios do projeto – maio a agosto de 2009;
•Planejamento e preparação para realização do terceiro módulo de investigação (elaboração de entrevistas e planos de ação nos registros de observação com 1 grupo de teatro-educação em Grupo de Teatro e Instituição Cultural, educativa e de projeto que envolva Teatro em suas atividades: CRIA) – setembro a novembro de 2009;
•Análise do terceiro módulo de trabalho de campo e redação de relatórios do projeto – dezembro de 2009 a março de 2010;
•Sistematização dos dados obtidos para elaboração do relatório final e realização de seminários – abril a julho de 2010.


Plano de Trabalho II
Bolsista: Carla Bastos da Silva

Sub-Título do Plano de Trabalho:

Matrizes Culturais em Teatro-Educação: Referências da Contemporaneidade Expressas na Tradução do Corpo Cênico


1. Objetivos específicos do bolsista


A pesquisa “O Corpo Cênico e suas Traduções: Matrizes Culturais, Técnicas Corporais e Poéticas de Encenações Didáticas em Escolas e Comunidades de Salvador”, pretende identificar nos grupos que trabalham com teatro-educação as referências culturais utilizadas e as traduções destas para um corpo cênico, de modo a compreender as suas influências na metodologia do professor e na concepção da cena didática. Partindo do pressuposto de que cada educando ao chegar no grupo já traz consigo uma visão de mundo, gerada em seu processo de socialização e informações referentes ao seu cotidiano no corpo, no discurso e nas ações, faz-se necessário identificar e refletir acerca das possibilidades de uso dessas informações, expressas por este corpo em cena para fundamentação pedagógica de oficinas e aulas de teatro.
A identificação com valores culturais do próprio meio e o contato com outras culturas possibilita a formação de um ser humano integral, uma vez que o indivíduo só se percebe integrante, dependente e agente transformador do meio através da consciência de si enquanto ser social. Assim, considerando a necessidade de perceber até que ponto as matrizes culturais vinculadas à cidade de Salvador estão sendo discutidas com este educando e levando em consideração a identificação do aluno com tais referências, o bolsista deve responsabilizar-se em observar o processo de ensino-aprendizagem a partir de uma proposta de educação pluricultural.
Seu objetivo é observar e analisar as expressões que revelam a compreensão de mundo de cada educando, visto como ser social, identificando a multiplicidade de matrizes distribuídas de formas diferenciadas em Salvador, e que durante as aulas se mostram traduzidas pelo corpo em sua elaboração cênica. Busca-se também com a atuação do bolsista discutir a possibilidade da manipulação de técnicas corporais e poéticas de encenação referentes aos fenômenos da cultura brasileira e especialmente nordestina de origem popular, como recurso didático nas aulas de teatro-educação.
O bolsista deve estar familiarizado com os campos da etnocenologia e antropologia para compreender melhor as manifestações espetaculares da cultura baiana e identificar suas matrizes étnicas, como também estéticas. Além de conhecimentos de metodologia do ensino de teatro para que possa sistematizar conhecimentos acerca de um teatro-educação que tenha como referência a cultura brasileira em sua diversidade e pluralidade, para a construção de uma pedagogia articulada com a sociedade e a cultura local


2. Resultados específicos do bolsista


Os resultados específicos a serem alcançados pelo bolsista são:

•Desenvolvimento do pensamento crítico-interpretativo do bolsista;
•Conhecimentos relacionados à área da etnocenologia, no sentido de melhor compreender as manifestações espetaculares da cultura soteropolitana como recurso didático de desenvolvimento do educando enquanto ser social;
•Conteúdos acerca de metodologia de ensino de teatro;
•Registros identificando a multiplicidade de matrizes culturais distribuídas de formas diferenciadas em Salvador;
•Artigos e textos científicos sobre os caminhos pedagógicos para o estudo de referências pluriculturais em teatro;
•Mapear as metodologias de ensino de teatro dentro dos grupos estudados que utilizem matrizes culturais como referência.


3. Cronograma específico de execução


•Estudo bibliográfico referente as matrizes culturais contemporâneas e metodologia do ensino do teatro - agosto a novembro de 2007;
•Planejamento e preparação para o primeiro módulo de investigação (elaboração de entrevistas e planos de ação nos registros de observação com 2 grupos de teatro-educação nas Comunidades: Calabar e Gamboa ) – dezembro de 2007 a fevereiro de 2008;
•Primeiro módulo de interferência em campo (2 grupos) – março a junho de 2008;
•Análise do primeiro módulo de trabalho de campo e redação de relatórios – julho a outubro de 2008;
•Planejamento e preparação do segundo módulo de investigação (elaboração de entrevistas e planos de ação nos registros de observação com 2 grupos de teatro-educação nas Instituições Formais de Ensino: CEFET e Raphael Serra Vale ) – novembro de 2008 a janeiro de 2009;
•Segundo módulo de interferência em campo (2 grupos ) – fevereiro a abril de 2009;
•Análise do segundo módulo de trabalho de campo e redação de relatórios do projeto – maio a agosto de 2009;
•Planejamento e preparação para realização do terceiro módulo de investigação (elaboração de entrevistas e planos de ação nos registros de observação com 1 grupo de teatro-educação em Grupo de Teatro e Instituição Cultural, educativa e de projeto que envolva Teatro em suas atividades: Liceu de Artes e Ofícios da Bahia) – setembro a novembro de 2009;
•Análise do terceiro módulo de trabalho de campo e redação de relatórios do projeto – dezembro de 2009 a março de 2010;
Sistematização dos dados obtidos para elaboração do relatório final e realização de seminários – abril a julho de 2010.

Plano de Trabalho III
Bolsista: Daniele Cristina Oliveira

Sub-Título do Plano de Trabalho:

As Traduções Poéticas de Encenações Didáticas em Teatro-Educação nas Escolas e Comunidades de Salvador


1. Objetivos específicos do bolsista


O projeto de pesquisa "O Corpo Cênico e suas Traduções: Matrizes Culturais, Técnicas Corporais e Poéticas de Encenações Didáticas em Escolas e Comunidades de Salvador", pretende fazer uma investigação descritiva e observacional, nos grupos de teatro-educação, sediados na capital baiana, identificando as matrizes culturais e estéticas utilizadas por arte-educadores no processo de aprendizado em teatro. O objetivo geral do projeto é mapear as matrizes contemporâneas utilizadas na construção da pedagogia teatral em 10 grupos que atuam com teatro-educação, identificando aspectos recorrentes e entrevendo uma possível poética com características próprias e específicas do segmento.
Para o desenvolvimento das pesquisas o projeto foi desmembrando em três grandes núcleos de áreas do conhecimento: matrizes culturais, que se propõe a estudar as matrizes da cultura e da contemporaneidade usadas pelos professores em sala de aula; técnicas corporais, que pesquisará as referências de técnicas para o trabalho de expressividade do corpo cênico nas atividades pedagógicas; e poéticas de encenação, que investigará as influências de matrizes estéticas e linguagens artísticas na construção, composição e montagem dos espetáculos didáticos resultantes dos processos educacionais nos grupos de teatro-educação.
É polêmica a discussão acerca da necessidade ou não de uma montagem como resultado do processo educacional em teatro. É preciso perceber que a apredizagem resultante dos jogos, exposições teóricas e experimentos das oficinas e aulas é sim muito importante, mas que tão importante quanto jogar, improvisar, apreciar e compreender as teorias do teatro no processo educacional é experimentar o fazer artístico e estético, entendendo esta educação estética como um elemento importante na pedagogia teatral, elemento que inclua contatos com: o processo criativo, o público, o palco e o aparato técnico de um edifício de teatro. Partindo deste pressuposto, este plano de trabalho investiga as matrizes, influências e referências estéticas e de linguagem cênica usadas pelos educadores-encenadores na composição de seus espetáculos-resultados.
Há ao longo da história do teatro ocidental, com mais de dois mil e quinhentos anos, uma série de inúmeras "formas" de se manejar o fazer teatral. Desde as poéticas recitatórias e alégóricas da cena grega antiga, até as vanguardas de encenação da contemporaneidade, existem inúmeras linguagens e maneiras de se manipular a construção de uma cena: a linguagem codificada da Commedia dell'arte, o teatro de convenção de Shakespeare, o realismo de Stanislavski, o teatro épico de Brecht, as encenações da crueldade de Artaud, as investigações sacras de Grotowiski, o absurdo das cenas de Becket, o teatro do pânico de Arrabal, o teatro popular do Teatro de rua nordestino, a poética do oprimido de Boal, e outras tantas de possibilidades de linguagem para a encenação. Este contexto impele o educador de teatro a fazer escolhas na hora de montar seu resultado com os alunos. Quais destas escolhas contemplam melhor as necessidades da turma, percebidas pelo educador, para fazer fluir o processo de aprendizado de modo a oferecer ao educando instrumentos para o seu crescimento nos domínios afetivo, cognitivo e psico-motor? É uma questão que este plano de trabalho pretende resolver.
A metodologia dirá respeito a observação crítica e análise descritiva e reflexiva dos espetáculos-resultados abordando os referenciais estéticos e pedagógicos na composição das encenações didáticas.


2. Resultados específicos do bolsista


Espera-se como resultado deste plano de trabalho um registro contendo observação crítica e análise descritiva e reflexiva dos espetáculos-resultados abordando os referenciais estéticos e pedagógicos na composição das encenações didáticas, bem como a geração de conhecimentos na área de poéticas e linguagens cênicas utilizadas por grupos de teatro-educação na cidade de Salvador. Dos 10 espetáculos analisados o bolsista deve ser capaz de identificar as matrizes e influências estéticas utilizadas pelos educadores-diretores nas montagens cênicas de seus grupos de teatro-educação, traçando paralelos entre os mesmos, evidenciando o caráter pedagógico das escolhas de linguagens. Identificando, ainda, elementos e soluções recorrentes encontradas pelos grupos e entrevendo novas possibilidades e caminhos para a composição de resultados cênicos em teatro educação, fazendo reflexões até sobre a hipótese da criação de uma "estética" ou "poética" da pedagogia teatral.
As estratégias para coleta de dados serão: observação crítica e registro videográfico dos espetáculos, e principalmente entrevistas semi estruturadas com os educadores-diretores e os educandos-atores fazendo emergir aspectos acerca das matrizes estéticas utilizadas e do processo criativo de montagem, acompanhando inclusive algum grupo que esteja em processo de montagem (o acompanhamento do processo criativo somado a análise do espetáculo-resultado).
Como produtos, são esperados: redação de artigos, registros e análises das experiências em campo, redação dos relatórios técnicos exigidos pelo programa de bolsas IC PIBIC-UFBA (parcial e final), registros fotográficos e videográficos dos espetáculos, elaboração do seminário de comunicação da pesquisa bem como a elaboração de um painel para exposição dos resultados alcançados ao fim das investigações.


3.Cronograma específico de execução


•Estudo bibliográfico referente à fundamentação teórica acerca das poéticas de encenação - agosto a novembro de 2007;
•Planejamento e preparação para o primeiro módulo de investigação (elaboração de entrevistas e planos de ação nos registros de observação com 2 grupos de teatro-educação nas Comunidades: Nordeste de Amaralina e Brejerol) – dezembro de 2007 a fevereiro de 2008;
•Primeiro módulo de interferência em campo (2 grupos) – março a junho de 2008;
•Análise do primeiro módulo de trabalho de campo e redação de relatórios – julho a outubro de 2008;
•Planejamento e preparação do segundo módulo de investigação (elaboração de entrevistas e planos de ação nos registros de observação com 2 grupos de teatro-educação nas Instituições Formais de Ensino: Colégio Estadual Manoel Novaes e Colégio Estadual Úrsula Catharino ) – novembro de 2008 a janeiro de 2009;
•Segundo módulo de interferência em campo (2 grupos ) – fevereiro a abril de 2009;
•Análise do segundo módulo de trabalho de campo e redação de relatórios do projeto – maio a agosto de 2009;
•Planejamento e preparação para realização do terceiro módulo de investigação (elaboração de entrevistas e planos de ação nos registros de observação com 1 grupo de teatro-educação em Grupo de Teatro e Instituição Cultural, educativa e de projeto que envolva Teatro em suas atividades: Sitorne) – setembro a novembro de 2009;
•Análise do terceiro módulo de trabalho de campo e redação de relatórios do projeto – dezembro de 2009 a março de 2010;
Sistematização dos dados obtidos para elaboração do relatório final e realização de seminários – abril a julho de 2010.


Referências bibliográficas


BARBOSA, Ana Mae. Arte-Educação: conflitos/acertos. SP: Max Limonad, 1985.
_______________. Teoria e Prática da Educação Artística. S.Paulo: Cultrix, 1990.
_______________. A imagem no ensino da arte. S. Paulo: Perspectiva, 1996.
_______________. Tópicos Utópicos. B. Horizonte: C/ Arte, 1998.
CABRAL, Beatriz (Org) Ensino do teatro: experiências interculturais. Florianópolis: Imprensa Universitária, 1999.
COURTNEY, Richard. Jogo, teatro e pensamento. SP : Perspectiva, 1980.
DOURADO, Paulo e MILET, Maria Eugênia. Manual de criatividades. Salvador; Funceb: EGB, 1997.
DUARTE Jr. , Por que arte-educação? . Campinas: Papirus, 1986.
__________. Fundamentos estéticos da Educação . Campinas: Papirus, 1988.
FUSARI, Maria R. e FERRAZ, Maria H. Metodologia do ensino de arte. S.Paulo: Cortez, 1993.
GIROUX, Henry. Escola crítica e política cultural. S. Paulo: Cortez, 1987.
GONÇALVES ALMEIDA, Fernanda. De olho na rua: O Axé integrando crianças em situação de risco. Salvador: EdUFBA, 2000.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1998.
KOUDELA, Ingrid Dormien(Org).Um vôo brechtiano. S. Paulo: Perspectiva: Fapesp, 1992.
________________________. Jogos teatrais. S. Paulo: Perspectiva, 1984.
________________________. Teatro e Jogo. S. Paulo: Perspectiva, 1996.
LINHARES, Angela Maria B. O tortuoso e doce caminho da sensibilidade: um estudo sobre arte e educação. Ijuí, RS: Ed. Unijuí, 1999.
MELO, Liana. “Balé da cidadania. Experiências educacionais bem sucedidas usam a dança como instrumento de inclusão social”. Revista IstoÉ, n. 1632, 10/1/2001, pp 40-42.
MOREIRA, Antônio Flávio e SILVA, Tomaz Tadeu da (Orgs). Currículo, Cultura e Sociedade. S. Paulo: Cortez, 1999.
PACHECO, Elza Dias. (Org). Comunicação, Educação e Arte na cultura infanto-juvenil. S.Paulo: Loyola, 1991.
READ, Herbert. A educação pela arte. S. Paulo: Martins Fontes, 1982.
BARBA, Eugênio e SAVARESE, Nicola. A Arte Secreta do ator. São Paulo –Campinas: HUICITEC - Editora da UNICAMP, 1995.

Nenhum comentário:

Postar um comentário