terça-feira, 8 de junho de 2010

Tradições Culturais Afro-Brasileiras, Teatralidade e Contemporaneidade: Um Estudo de Caso nos Campos da Etnocenologia e do Teatro-Educação.

Sérgio Coelho Borges Farias

Bolsistas IC
Alexandre Geisler de Brito Lira
Eliete Teles dos Santos

EDITAL PIBIC/UFBA 01/2007

Com o presente projeto pretende-se inicialmente identificar manifestações espetaculares organizadas, em diferentes espaços no bairro de Itinga, Município de Lauro de Freitas, focalizando os diálogos possíveis entre as tradições culturais afro-brasileiras e elementos da contemporaneidade.
A partir da compreensão do processo de constantes mudanças e (re)significações que envolvem as tradições culturais no contato com outras referências, buscar-se-á identificar motivações significativas para o desenvolvimento dos membros dos grupos culturais envolvidos. Tais motivações serão, posteriormente, numa segunda etapa da pesquisa, discutidas com os integrantes do grupo de teatro Novo Caminho, da comunidade de Itinga, através de uma metodologia que revela as relações entre tradição e contemporaneidade, explorando-as no processo de aula e na construção da cena didática.
A identificação com valores culturais do próprio meio e o contato com outras culturas favorece a formação integral do ser, uma vez que o indivíduo só se percebe integrante e agente transformador do meio através da consciência de si enquanto ser social. Tanto as tradições culturais afro-brasileiras (capoeira, candomblé, dança-afro, etc.) quanto manifestações espetaculares contemporâneas (hip hop, arrocha, pagode, etc.), são recorrentes na comunidade de Itinga, porém são pouco exploradas nos grupos teatrais.
Que tradições culturais afro-brasileiras são mais presentes no bairro de Itinga? Que elementos da contemporaneidade são mais disseminados nesta localidade? Como se dá o diálogo entre tradições culturais afro-brasileiras e elementos da contemporaneidade nas diversas organizações onde ocorrem os comportamentos espetaculares organizados em Itinga? Como é tratada a matriz africana e que elementos da mesma são mais abordados nas aulas de teatro e nas cenas didáticas? Questões como estas servem de base para que com este projeto sejam encontrados caminhos metodológicos que possam ser inseridos no cotidiano do ensino de teatro.
No projeto desenvolvido pela equipe no período de agosto 2006 a julho 2007, foram observadas, nos grupos de teatro-educação de Salvador e Região Metropolitana pesquisados, estratégias que possibilitavam a construção do conhecimento em teatro apoiada no diálogo entre as tradições culturais e os elementos da contemporaneidade expressos no corpo, no comportamento e na fala de cada membro dos grupos. O caminho pedagógico desenvolvido a partir de tais estratégias foi sistematizado após uma série de discussões com o grupo de pesquisa. Com a presente pesquisa pretende-se, na sua segunda etapa, aplicar esta metodologia, descrita no próximo item.
Um dos questionamentos principais desta pesquisa é em que o estudo no campo da Etnocenologia pode contribuir para o desenvolvimento de propostas metodológicas do ensino de teatro. Na Etnocenologia, a diversidade das práticas e comportamentos humanos espetacularizados (minoritários ou não, tradicionais ou não, reprimidos ou incentivados), favorece os estudos de temas situados nas interfaces típicas da contemporaneidade.
Partimos do pressuposto de que a Etnocenologia, por ser um campo de estudo que não se utiliza de paradigmas rígidos e que possui como característica a interdisciplinaridade, permite a abordagem de aspectos cotidianos e extra-cotidianos da teatralidade, a partir da intencionalidade que é própria a essa teatralidade.
A abordagem da teatralização da vida cotidiana, com base nas teorias da sociologia compreensiva de Michel Maffesoli, tem como objetivo apresentar ao estudante de Teatro uma nova compreensão do fenômeno da comunicação e da expressão artística.
Assim, a partir de um levantamento geral de como os grupos culturais sediados em Itinga entendem e expressam as relações entre tradições afro-brasileiras e contemporaneidade, busca-se identificar procedimentos didáticos que incluam o diálogo entre os diversos referenciais culturais presentes na comunidade.

Metodologia

O grupo de pesquisa dará início às investigações fazendo os estudos necessários à fundamentação teórica acerca da temática que será abordada durante todo o projeto. As leituras feitas pelo grupo dirão respeito a: Etnocenologia, tradições culturais afro-brasileiras, teatralidade, contemporaneidade e pedagogia do teatro, temas que contemplam as discussões que serão necessárias ao longo da realização do projeto em 2007/2008.
A fase seguinte será a construção de mecanismos e estratégias para a coleta de dados para posterior análise. Será realizado um levantamento de grupos onde se desenvolvam atividades ligadas aos comportamentos espetaculares organizados no bairro de Itinga. Integrantes dos grupos serão entrevistados no sentido de se identificar suas concepções acerca do diálogo entre tradições e elementos culturais da contemporaneidade.
Os grupos serão selecionados a partir do seguinte critério: grupos que funcionem há mais de seis meses e que possuam como característica a valorização e a vivência das tradições afro-brasileiras. A coleta de dados na primeira etapa será realizada por meio de observação, entrevista semi-estruturada e formulário. As entrevistas serão direcionadas aos coordenadores e aos membros dos grupos culturais identificados. Terão como objetivo fazer emergir aspectos sobre a organização do grupo, o processo criativo, bem como uma avaliação de cada participante sobre as atividades desenvolvidas no grupo, ligadas ao tema principal desta pesquisa, visando também identificar o impacto das ações destes grupos na comunidade local.
Terminada a fase de coleta de dados, o gupo de pesquisa fará a análise crítica do material coletado, comparando-se os dados dos diferentes grupos.
Na segunda etapa da pesquisa haverá uma interferência em campo junto ao grupo de teatro Novo Caminho, no sentido da aplicação da seguinte proposta metodológica: 1) levantamento de elementos culturais, individuais e coletivos, que compõem a cultura do grupo, identificados através de improvisações livres, debates e observação dos sentidos expressos; 2) seleção de atividades, jogos e técnicas corporais e vocais que deflagrem reflexões no grupo sobre suas referências e sobre elementos que são próprios daquela cultura, e que estimulem a curiosidade sobre sua realidade e tradições; 3) busca de respostas, pelos participantes do grupo em contato com os demais grupos culturais da comunidade, para questões surgidas no processo, acerca dos fenômenos culturais e das matrizes étnicas e estéticas que se destacam em sua realidade; 4) construção coletiva de uma encenação a partir do que foi desenvolvido no processo educativo; 5) identificação de novos elementos para pesquisas e composições cênicas, com base na avaliação da experiência.
Finalmente, a equipe de pesquisa elaborará um relatório contendo a descrição das atividades desenvolvidas, a análise dos dados e a proposta metodológica de teatro-educação.

Viabilidade e Financiamento

Os equipamentos para registro fotográfico, videográfico e sonoro foram concedidos ao grupo de pesquisa pelo CNPq através de projeto anterior. A Escola de Teatro dispõe de equipamentos de informática para a digitação dos relatórios. As despesas de deslocamento para a comunidade situada em Lauro de Freitas ficarão por conta de cada membro da equipe de pesquisa


Resultados e Impactos Esperados

Registros acerca das tradições culturais afro-brasileiras e dos elementos da contemporaneidade resultarão da primeira etapa do trabalho, que será de levantamento de informações junto aos grupos ligados às manifestações culturais no bairro de Itinga, município de Lauro de Freitas.
Identificação da repercussão das ações destes grupos na comunidade, especialmente no que se refere a cultura afro-brasileira e contemporânea. Outro resultado será a análise da influência destas manifestações no grupo de teatro.
Numa segunda etapa o impacto da metodologia de ensino de teatro, ocorrerá, nos participantes, no domínio cognitivo, afetivo e psicomotor, potencializando suas habilidades em: prestar atenção, dar respostas, valorar, organizar sistema de valores e desenvolver sua visão de mundo e filosofia de vida.
Ocorrerá a aprendizagem no campo da etnocenologia, incluindo a compreensão das manifestações espetaculares da cultura local e seu papel no desenvolvimento do educando enquanto ser social.
No que se refere aos bolsistas espera-se que desenvolvam o pensamento crítico-interpretativo e que isto seja uma contribuição para sua formação como pesquisadores, capazes de articular idéias de áreas distintas, com autonomia para estabelecer metas e fazer escolhas, conviver com pessoas diferentes facilitando sua comunicação e trabalho em equipe.
Serão elaborados relatórios técnicos pelos membros da equipe de pesquisa, artigos para publicação em anais de eventos e periódicos, além de comunicações no seminário de pesquisa da UFBA.
Finalmente, haverá uma encenação resultante do processo de criação artística desenvolvido com o grupo de teatro Novo Caminho.

Cronograma de Execução

• Estudo bibliográfico referente à fundamentação teórica do projeto - agosto e setembro de 2007;

• Planejamento e preparação para interferência na primeira etapa de investigação (elaboração de formulário, roteiros de entrevistas e planos de observação) - setembro de 2007;

• Primeira etapa de levantamento em campo (grupos culturais) – setembro e outubro de 2007;

• Análise dos dados da primeira etapa - outubro de 2007;

• Planejamento e preparação para Interferência na segunda etapa de investigação e contato com o grupo selecionado - novembro de 2007;

• Segunda etapa de interferência em campo (aplicação da metodologia com o Grupo Novo Caminho) – novembro de 2007 a maio de 2008;

• Relatório parcial de atividades - fevereiro de 2008;

• Análise dos dados da segunda etapa de interferência em campo e redação do relatório final do projeto – maio a julho de 2008;

• Apresentação de resultados da pesquisa no Seminário de Pesquisa da UFBA – segundo semestre de 2008.



Referências Bibliográficas

BIÃO, Armindo et al (org). Temas de Contemporaneidade, imaginário e teatralidade. São Paulo: Annablume: Salvador: GIPE-CIT, 2000.

CARREIRA, A.; FARIAS, S.; CABRAL, B.; RAMOS, Luis Fernando(org). Metodologias de Pesquisa em Artes Cênicas. Rio de Janeiro: 7Letras, 2006.

CABRAL, Beatriz (Org) Ensino do teatro: experiências interculturais. Florianópolis: Imprensa Universitária, 1999.

CARVALHO, José Jorge. O Lugar da Cultura Tradicional na Sociedade Moderna. Em: Seminário Folclore e Cultura Popular. As Várias Faces de um Debate. Rio de Janeiro: INF/Ibac, 1992: 23-38.

___________ A Sensibilidade Modernista Face às Tradições Populares. Série Antropologia. Brasília: Universidade de Brasília, 2000.

LEITAO, Claudia (org.). Gestão Cultural: significados e dilemas na contemporaneidade. Fortaleza: Banco do Nordeste, 2003.

MAFFESOLI, Michel. A contemplação do mundo. Tradução: Francisco Franke Settineri. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1995.

_________________. O imaginário é uma realidade. In: Revista Famecos, número 15, Porto Alegre: 2001.

ROHDEN, Huberto. Educação do homem integral. São Paulo: Martim Claret, 2005.

WEFFORT, Francisco C. A cultura e as revoluções da modernização. Rio de Janeiro: Edições Fundo Nacional de Cultura, 2000.

Um comentário:

  1. Foiu tudo a sangue frio. Reparem na notícia a seguir, publicada nesta sexta-feira,. 9, pela Folha de S. Paulo:

    Para a polícia mineira, o desaparecimento de Eliza Samudio está esclarecido: o goleiro Bruno Fernandes, 25, não só soube do sequestro da ex-amante, como a viu ser estrangulada e morta.
    Na versão apresentada pelo delegado Edson Moreira, Bruno estava na casa de Vespasiano (região metropolitana de BH) em que Eliza foi estrangulada e morta pelo ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, o Bola.
    O ex-policial, também conhecido por Neném e Paulista, foi preso ontem. Ele e Bruno negam as acusações.
    Além de Bruno, também estavam no local Luiz Henrique Romão, o Macarrão, funcionário do atleta, e um primo adolescente de Bruno, segundo a polícia.
    Os policiais dizem que as acusações são baseadas nos depoimentos do adolescente e de Sérgio Camelo, também primo de Bruno. Camelo disse à polícia que não estava no local do crime, mas que ouviu o relato quando os suspeitos voltaram ao sítio.
    À polícia do Rio, o menor disse que Bruno esteve no sítio mas afirmara que ele foi embora pouco depois. Ontem, em Minas, disse que o jogador presenciou o crime. Segundo ele, Camelo também esteve na casa de Bola, o que é negado por Camelo.
    Ontem, a polícia ainda procurava o corpo de Eliza na casa de Bola e outros locais.
    Mesmo sem achá-lo, “certamente as pessoas envolvidas serão indiciadas e apresentadas à Justiça como autoras desse homicídio e da ocultação do cadáver”, disse o delegado Wagner Pinto.
    A polícia aponta Bola, Bruno, Macarrão e o adolescente como autores do crime.

    CRIME
    Segundo a polícia, baseada nos depoimentos de envolvidos e de testemunhas, Eliza e o filho, que ela dizia ser de Bruno, chegaram ao sítio de Bruno em Esmeraldas entre os dias 5 e 6 de junho.
    Na viagem, foi agredida pelo adolescente no veículo Range Rover de Bruno, dirigido por Macarrão. E foi mantida sob cárcere privado com o conhecimento dos suspeitos. Dayanne, mulher de Bruno, também estava lá.
    No dia 9, suposta data do crime, Eliza e o bebê foram levados à casa de Bola. Ela, segundo a polícia, foi amarrada e estrangulada.
    Em seguida, Bola determinou que todos fossem embora para que o corpo fosse desovado. Foi quando o jovem diz ter visto pedaços de Eliza serem jogados aos cães.
    A polícia diz também que Macarrão pensou em matar também o bebê, mas foi impedido por Bruno. E que o jogador foi beber cerveja depois de tudo.

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