Sergio Farias
Universidade Federal da Bahia
SESC, Recife, 5 de novembro de 2008
A Pedagogia do Teatro é a atividade e a respectiva teorização sobre:
- a formação de artistas da cena,
- a formação de licenciados em Teatro
- a formação integral do ser, através da realização do teatro em ambientes educacionais.
- a ação e educação do espectador
- os elementos de teatralidade na atuação do educador
Ação e educação do espectador (Flávio Desgranges):
O teatro propõe uma reflexão analítica a ser elaborada pelo espectador a partir de uma disjunção estética, ao invés de uma reflexão conclusiva, a partir de uma síntese.
O artista trabalha recortando e definindo as frações de vida sobre as quais irá se debruçar, mas os pedaços recortados não formam necessariamente um todo orgânico; a relatividade ganhou o cotidiano e os pontos de vista possíveis estão multiplicados;
A arte constitui-se de um hibridismo desconexo, calcado na justaposição de elementos que não se harmonizam, ou então em partes que soam desnecessárias ao todo funcional da obra; isso tudo vai propor uma atitude criativa ao interlocutor para conceber a obra explodida.
A arte da contemporaneidade propõe leituras plurais, dissensuais. A compreensão estará mais vinculada às leituras singularizadas de mundo, já que não há uma visão de mundo consensual proposta na obra. O que antes era compreendido por unicidade agora o é por diferenciação, em vez de relacionar a parte, o fragmento, com o todo, o espectador relaciona as partes entre si, pedaços que não se encaixam e não compõem necessariamente uma totalidade.
Elementos de teatralidade na atuação do educador (Solange Miguel):
A aula (qualquer situação de ensinação) como experiência cênica. A configuração do papel social (educador) como composição de personagem.
As capacidades humanas que o aprendizado de teatro desenvolve:
pensamento, sensação, sentimento, intuição.
As taxonomias para os diversos domínios da aprendizagem:
cognitivo, psicomotor, afetivo, estético.
A transdisciplinaridade envolvendo as áreas do conhecimento e os campos do saber:
filosofia, ciência, religiosidade e arte.
AS TAXONOMIAS DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM:
Domínio Cognitivo (pensamento): Conhecimento, Compreensão, Aplicação, Análise, Síntese, Avaliação;
Domínio Psicomotor (sensação): Percepção, Posicionamento, Execução acompanhada, Mecanização, Completo domínio de movimentos;
Domínio Afetivo (sentimento); Receptividade, Resposta, Valoração, Organização de um sistema de valores, Caracterização;
Domínio Estético (intuição); Toque, Imaginação, Transcendência (Êxtase), Apreciação, Incorporação.
O CAMPO PROFISSIONAL
Ingrid Koudela sistematizou o que o Wörterbuch der Theatre Pädagogik apresenta como sendo os campos de atuação do profissional da Pedagogia do Teatro:
1 – Junto a grupos profissionais de teatro: preparação e acompanhamento de atividades posteriores à visita ao teatro. Acompanhamento de grupos de jovens que encenam em colaboração com grupos de teatro;
2 – Na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio: pedagogia do jogo, expressividade, socialização, atividade integrante da moldura curricular ou através de projetos; sistemas de aprendizagem com teatro nas diversas disciplinas; teatro na formação de adultos, através de projetos ou na formação continuada;
3 – Nos Cursos superiores de formação do licenciado (e dos profissionais da cena, bacharéis) em teatro e pesquisa na respectiva área;
4 – Em organizações extracurriculares: ONGs, centros culturais, museus; atividades de caráter experimental;
5 – No lazer: projetos de jogo e teatro com crianças e jovens; animação também de adultos em centros de férias; teatro amador;
6 – Em Projetos de integração, prevenção e socialização, de organizações comunitárias e religiosas;
7 – em contextos terapêuticos e de saúde: hospitais, centros de reabilitação e psiquiátricos; saúde física ou psicológica;
8 – No contexto empresarial, para treinamento de lideranças, melhoria da comunicação e da auto-estima ou para preparação em processos complexos de transformação na empresa.
A FORMAÇÃO BÁSICA DO LICENCIADO EM TEATRO
Fundamentos da Comunicação e do Espetáculo, Estética, Jogos, Corpo, Voz, Improvisação, Interpretação, Direção Teatral, Dramaturgia, Literatura Dramática, Tradição e Cultura Popular, Dança, Artes Visuais, Música, Clown, História do Teatro, Cenografia, Indumentária, Maquiagem, Iluminação, Teatro de Animação, Produção Teatral, Fundamentos da Educação, Arte-Educação, Didática e Metodologia do Ensino de Teatro, outras matérias de livre escolha.
A PRÁTICA TEATRAL A E FORMAÇÃO DO ARTISTA DA CENA
Cabe destacar que todos os grandes teóricos do teatro tiveram suas escolas instaladas no bojo de seu trabalho criativo de grupo; os integrantes das companhias de teatro passavam de aprendizes iniciantes a instrutores e em seguida a mestres ou “discípulos”, adotando a máxima do aprender fazendo.
Principais desafios para o pedagogo do teatro na contemporaneidade:
- elevação da auto-estima frente à desvalorização da profissão docente
- superação da falta de espaço e de materiais apropriados para o exercício docente
- convencimento dos envolvidos acerca da importância da arte na educação
- conquista de espaço para a arte nos currículos
- utilização de tecnologias nos processos educativos
- reflexão sobre o valor e o papel da arte no mercado
- o sistema de inclusão e aprovação em massa e suas conseqüências na qualidade da educação;
- dinâmica da língua portuguesa permeada pela linguagem praticada no cotidiano
- prática da interculturalidade e do multiculturalismo: as tribos, as identidades e as identificações (Maffesoli);
- prática da Pedagogia da Imaginação: leveza, rapidez, exatidão, visibilidade, multiplicidade e consistência (Calvino);
- habilidades para os novos tempos: pensamento crítico, conectar idéias, aprender sozinho, conviver com pessoas diferentes, estabelecer metas e fazer escolhas, ter visão globalizada (Ana Aranha, Revista Época, abril 2007)
- aperfeiçoamento da sua própria formação
BIBLIOGRAFIA
ARMANDO, Solange-Miguel Marcondes. Ensinação-Encenação: laboratório para a (des)construção da personagem de professor. Salvador: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA, 2007 (Dissertação de Mestrado).
CALVINO, Ítalo. Seis propostas para o próximo milênio. S. Paulo: Companhia das Letras, 1990.
DESGRANGES, Flávio. Pedagogia do Teatro: provocação e dialogismo. S. Paulo: HUCITEC, 2006.
___________________. A pedagogia do espectador. S. Paulo: HUCITEC, 2003.
KOUDELA, Ingrid. Pedagogia do teatro. Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Anais. Memória ABRACE X. Org. Maria de Lourdes Rabetti. Rio de Janeiro: 7Letras, 2006, p. 124-125.
MAFFESOLI, Michel. O tempo das tribos. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.
PUPO, Maria Lúcia. O lúdico e a construção do sentido. Sala Preta. S. Paulo: Departamento de Artes Cênicas, ECA-USP, junho de 2001, p.181-187.
WEIL, Pierre. Holística: uma nova visão e abordagem do real. S. Paulo: Palas Athena, 1990.
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