quinta-feira, 29 de julho de 2010

Contexto e campo de atuação do profissional de teatro na educação

Sergio Farias

Universidade Federal da Bahia

SESC, Recife, 5 de novembro de 2008

A Pedagogia do Teatro é a atividade e a respectiva teorização sobre:

- a formação de artistas da cena,

- a formação de licenciados em Teatro

- a formação integral do ser, através da realização do teatro em ambientes educacionais.

- a ação e educação do espectador

- os elementos de teatralidade na atuação do educador

Ação e educação do espectador (Flávio Desgranges):

O teatro propõe uma reflexão analítica a ser elaborada pelo espectador a partir de uma disjunção estética, ao invés de uma reflexão conclusiva, a partir de uma síntese.

O artista trabalha recortando e definindo as frações de vida sobre as quais irá se debruçar, mas os pedaços recortados não formam necessariamente um todo orgânico; a relatividade ganhou o cotidiano e os pontos de vista possíveis estão multiplicados;

A arte constitui-se de um hibridismo desconexo, calcado na justaposição de elementos que não se harmonizam, ou então em partes que soam desnecessárias ao todo funcional da obra; isso tudo vai propor uma atitude criativa ao interlocutor para conceber a obra explodida.

A arte da contemporaneidade propõe leituras plurais, dissensuais. A compreensão estará mais vinculada às leituras singularizadas de mundo, já que não há uma visão de mundo consensual proposta na obra. O que antes era compreendido por unicidade agora o é por diferenciação, em vez de relacionar a parte, o fragmento, com o todo, o espectador relaciona as partes entre si, pedaços que não se encaixam e não compõem necessariamente uma totalidade.

Elementos de teatralidade na atuação do educador (Solange Miguel):

A aula (qualquer situação de ensinação) como experiência cênica. A configuração do papel social (educador) como composição de personagem.

As capacidades humanas que o aprendizado de teatro desenvolve:

pensamento, sensação, sentimento, intuição.

As taxonomias para os diversos domínios da aprendizagem:

cognitivo, psicomotor, afetivo, estético.

A transdisciplinaridade envolvendo as áreas do conhecimento e os campos do saber:

filosofia, ciência, religiosidade e arte.

AS TAXONOMIAS DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM:

Domínio Cognitivo (pensamento): Conhecimento, Compreensão, Aplicação, Análise, Síntese, Avaliação;

Domínio Psicomotor (sensação): Percepção, Posicionamento, Execução acompanhada, Mecanização, Completo domínio de movimentos;

Domínio Afetivo (sentimento); Receptividade, Resposta, Valoração, Organização de um sistema de valores, Caracterização;

Domínio Estético (intuição); Toque, Imaginação, Transcendência (Êxtase), Apreciação, Incorporação.

O CAMPO PROFISSIONAL

Ingrid Koudela sistematizou o que o Wörterbuch der Theatre Pädagogik apresenta como sendo os campos de atuação do profissional da Pedagogia do Teatro:

1 – Junto a grupos profissionais de teatro: preparação e acompanhamento de atividades posteriores à visita ao teatro. Acompanhamento de grupos de jovens que encenam em colaboração com grupos de teatro;

2 – Na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio: pedagogia do jogo, expressividade, socialização, atividade integrante da moldura curricular ou através de projetos; sistemas de aprendizagem com teatro nas diversas disciplinas; teatro na formação de adultos, através de projetos ou na formação continuada;

3 – Nos Cursos superiores de formação do licenciado (e dos profissionais da cena, bacharéis) em teatro e pesquisa na respectiva área;

4 – Em organizações extracurriculares: ONGs, centros culturais, museus; atividades de caráter experimental;

5 – No lazer: projetos de jogo e teatro com crianças e jovens; animação também de adultos em centros de férias; teatro amador;

6 – Em Projetos de integração, prevenção e socialização, de organizações comunitárias e religiosas;

7 – em contextos terapêuticos e de saúde: hospitais, centros de reabilitação e psiquiátricos; saúde física ou psicológica;

8 – No contexto empresarial, para treinamento de lideranças, melhoria da comunicação e da auto-estima ou para preparação em processos complexos de transformação na empresa.

A FORMAÇÃO BÁSICA DO LICENCIADO EM TEATRO

Fundamentos da Comunicação e do Espetáculo, Estética, Jogos, Corpo, Voz, Improvisação, Interpretação, Direção Teatral, Dramaturgia, Literatura Dramática, Tradição e Cultura Popular, Dança, Artes Visuais, Música, Clown, História do Teatro, Cenografia, Indumentária, Maquiagem, Iluminação, Teatro de Animação, Produção Teatral, Fundamentos da Educação, Arte-Educação, Didática e Metodologia do Ensino de Teatro, outras matérias de livre escolha.

A PRÁTICA TEATRAL A E FORMAÇÃO DO ARTISTA DA CENA

Cabe destacar que todos os grandes teóricos do teatro tiveram suas escolas instaladas no bojo de seu trabalho criativo de grupo; os integrantes das companhias de teatro passavam de aprendizes iniciantes a instrutores e em seguida a mestres ou “discípulos”, adotando a máxima do aprender fazendo.

Principais desafios para o pedagogo do teatro na contemporaneidade:

- elevação da auto-estima frente à desvalorização da profissão docente

- superação da falta de espaço e de materiais apropriados para o exercício docente

- convencimento dos envolvidos acerca da importância da arte na educação

- conquista de espaço para a arte nos currículos

- utilização de tecnologias nos processos educativos

- reflexão sobre o valor e o papel da arte no mercado

- o sistema de inclusão e aprovação em massa e suas conseqüências na qualidade da educação;

- dinâmica da língua portuguesa permeada pela linguagem praticada no cotidiano

- prática da interculturalidade e do multiculturalismo: as tribos, as identidades e as identificações (Maffesoli);

- prática da Pedagogia da Imaginação: leveza, rapidez, exatidão, visibilidade, multiplicidade e consistência (Calvino);

- habilidades para os novos tempos: pensamento crítico, conectar idéias, aprender sozinho, conviver com pessoas diferentes, estabelecer metas e fazer escolhas, ter visão globalizada (Ana Aranha, Revista Época, abril 2007)

- aperfeiçoamento da sua própria formação



BIBLIOGRAFIA

ARMANDO, Solange-Miguel Marcondes. Ensinação-Encenação: laboratório para a (des)construção da personagem de professor. Salvador: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA, 2007 (Dissertação de Mestrado).

CALVINO, Ítalo. Seis propostas para o próximo milênio. S. Paulo: Companhia das Letras, 1990.

DESGRANGES, Flávio. Pedagogia do Teatro: provocação e dialogismo. S. Paulo: HUCITEC, 2006.

___________________. A pedagogia do espectador. S. Paulo: HUCITEC, 2003.

KOUDELA, Ingrid. Pedagogia do teatro. Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Anais. Memória ABRACE X. Org. Maria de Lourdes Rabetti. Rio de Janeiro: 7Letras, 2006, p. 124-125.

MAFFESOLI, Michel. O tempo das tribos. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.

PUPO, Maria Lúcia. O lúdico e a construção do sentido. Sala Preta. S. Paulo: Departamento de Artes Cênicas, ECA-USP, junho de 2001, p.181-187.

WEIL, Pierre. Holística: uma nova visão e abordagem do real. S. Paulo: Palas Athena, 1990.

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